Uma novidade acaba de chegar nos salões brasileiros: é o capilograma, aparelo que analisa a fundo as proteínas da fibra, nível de oleosidade e de condicionamento, além dos danos causados pelo sol e pelo excesso de químicas. A tecnologia já está sendo usada nos salões Crystal Hair e Werner Coiffeur, no Rio de Janeiro.
Nela, o fio é analisado em um microscópio com poder de aumento em 10 mil vezes. Após o laudo, a cliente tem o perfil de seu cabelo traçado com todos os detalhes, e recebe sugestões de tratamentos indicados para os danos de suas madeixas.
Se você ainda não dispõe desta tecnologia, não quer dizer que o seu cliente não contará com um diagnóstico preciso. Dá para analisar o que o seu fio está precisando com algumas dicas dos cabeleireiros.
Seguem 5 dicas dadas pela terapeuta capilar Lela Athanasio, do Crystal Hair e Zeni Meireles, da Ophicina do Cabelo.
1. Falta de nutrição
Arranque um fio e ajeite-o sobre uma mesa de forma que a ponta fique ao lado da raiz. Se o diâmetro da ponta for menor significa que as químicas ou agentes externos, como sol e poluição, estão afetando a estrutura do cabelo.
2. Pontas danificadas
Observe a ponta. Se ela estiver mais clara que a raiz, pode estar deteriorada.
3. Opacidade
Segure o fio esticado com as duas mãos e movimente-o. Verifique o quanto ele brilha. Se estiver opaco, é porque as cutículas estão abertas, comprometendo a capacidade de refletir luz.
4. Fios ressecados
Agora, passe o cabelo num prato com farinha. Se o fio reter muito pó é sinal que as escamas estão irregulares.
5. Cabelos quebradiços
Pegue o cabelo e segure-o entre o polegar e o indicador. Deslize-o entre os dedos até que se formem espirais no comprimento. Mergulhe-o num copo com água e note quanto tempo ele demora para retomar a forma original. Quanto mais isso custar para ocorrer, menos elástico está o fio.
|
PUBLICIDADE
Pesquisar este blog
sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014
5 indicadores que os cabelos precisam de tratamento
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário