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terça-feira, 1 de julho de 2014

Mentoring: como aumentar a satisfação da equipe

Mentoring: como aumentar a satisfação da equipe

PAPO DE CABELEIREIRO

Dentro do salão de beleza, quantas vezes você não se deparou com um profissional talentoso, mas que se "perde" na hora de administrar a carreira? Faltam-lhe cursos de aperfeiçoamento, o trato certo com o cliente e técnicas de fidelização. Hoje, antes de dispensar um profissional com esse perfil, as empresas estão adotando uma nova técnica de fortalecimento da liderança e do trabalho de equipe: o mentoring.
"É um método de desenvolvimento pessoal e profissional, realizado com a ajuda de um mentor ou mentora para compartilhamento de conhecimento", diz Patrícia Molino, sócia da KPMG da área de People & Change da KPMG. Nesta filosofia, todo profissional do salão tem um colega de trabalho que atua como mentor, sendo uma referência que os profissionais mais novos podem se espelhar para crescer na empresa.
Quando o mentoring não acontece de maneira natural, ou seja, quando os colaboradores não elegem algum colega para pedir conselhos e dicas, essa troca de experiências deve ser estimulada pela gestão do salão. Além de integrar a equipe, isso ajuda a evitar fofocas e competições desnecessárias.
“Os mentores tornam-se um espelho de liderança e uma ótima fonte de troca de experiências e de superação de desafios", comenta Patrícia. Segundo ela, essa técnica evita que erros voltem a se repetir e alavanca os lucros do negócio, pois funciona como estímulo profissional.

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