PUBLICIDADE

Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Como é a estrutura e a camadas dos cabelos?

Estrutura e camadas dos fios
O fio de cabelo é dividido em três camadas: a interna, chamada de medula; o córtex e a cutícula, que é a camada mais exterior, responsável pelo brilho e maciez do fio. "A cutícula é a camada onde agem 99% dos cosméticos, salvo as colorações", explica Marcos Fuquim, cabeleireiro e diretor do Bardot Salão.
É também a parte mais externa que está suscetível ao ressecamento, pois a cutícula é formada por um aglomerado de células responsáveis pela penteabilidade. "Normalmente consideramos um cabelo hidratado quando temos o efeito de penteabilidade e brilho", enfatiza.
Para rebater o ressecamento capilar pode-se recorrer aos óleos e leave-ins, pois eles atuam somente nas cutículas. "Suas moléculas são muito grandes para penetrar profundamente no fio", comenta.

Como funciona o alisamento

Hoje em dia, os alisamentos de cabelo ainda fazem sucesso nos salões de beleza, pois são a preferência nacional entre as brasileiras. Mas como eles afetam a estrutura capilar? Segundo os especialistas, para conquistar fios "escorridos", os alisamentos se utilizam de três forças para agirem: a mecânica, a térmica e a química.
"É preciso utilizar a química para desalinhar a estrutura de aminoácidos e queratina da cutícula", aponta Marcos. Ele explica que em linhas gerais o alisamento aumenta o pH (potencial hidrogeniônico) do fio para amolecer a estrutura, que em seguida será remoldada com uma escova ou chapinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Catálogo

TOP SALÃO NOVA FACE TÁ TODO MUNDO CLICANDO...

Formulário de inscrição

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *